terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fauna Marinha Cearense - Tubarão-Lixa

Nome Comum: Tubarão-lixa, Tubarão-Cação, Lambaru

Nome Científico: Ginglymostoma cirratum

Família: Orectolobidae

Distribuição Geográfica:
Áreas tropicais e subtropicais da costa do Atlântico, do Pacífico e da África ocidental, embora eles tenham sido ocasionalmente observados em outros locais. Muito comum no mar das Caraíbas.

Descrição:
O tubarão-lixa é uma criatura noctívaga, que descansa durante o dia no fundo arenoso ou em grutas e sai à noite para se alimentar. Estranhamente, podem usar as suas fortes nadadeiras peitorais para se arrastar no fundo do mar ou nadar de forma tradicional.
Pode chegar até 4 metros de comprimento. Alimenta-se de peixes que habitam no fundo do mar, camarão, lula, polvo, caranguejo, lagosta e outros. Sua barbicha o auxilia na caça. Vive em águas mornas desde a superficie até uma profundidade de 60 metros esse animal habita o fundo do mar. São oviparos e nascem cerca de 30 filhotes por ninhada.
É um dos mais populares tubarões no mundo. Eles dormem empilhados uns em cima dos outros chegando a formar pilhas de até 30 tubarões. Com pequenos dentes, mas extremamente poderosos, esses tubarões mal sentem, o sabor de suas vitimas, por que eles simplesmente esmagam elas. Esse tubarão é um dos mais estudados devido a sua fácíl adaptação em cativeiro. O recorde de um tubarão-lixa vivendo em cativeiro foi de 25 anos o que possibilitou o estudo de todos os seus hábitos assim como a reprodução.

Foto:
Marcus Davis - (Naufrágio Macau - Aracati, CE)

Fontes:

Um comentário: