sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cargueiro Naufragado em 1957 é Encontrado no Porto de Santos-SP

(Área aproximada do naufrágio, Porto de Santos, SP)

Os restos de um navio cargueiro foram encontrados durante inspeções no Porto de Santos, SP. As inspeções  tem como objetivo a localização de sítios arqueológicos subaquáticos e fazem parte de um conjunto de programas ambientais necessários para dar início a dragagem do fundo marinho. Após as obras a profundidade média do porto deve passar de 13 para 15 metros. 

O achado se deu na semana passada mas só ontem foram realizados mergulhos para detalhar o sítio. Além de mergulhadores foram utilizados nas inspeções robôs equipados com câmeras operados remotamente da superfície. O naufrágio está a 25m de profundidade no Canal do Estuário, entre os píeres da Marinha e da Praticagem, na Ponta da Praia. Especialistas acreditam tratar-se do cargueiro "Vernia" que fora fabricado em estaleiro sueco e pertencia a uma companhia gaúcha de cabotagem. Fazia a linha Santos, Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre e naufragou em apenas 10 minutos após chocar-se com o cargueiro norueguês Peter Jebsen no fim da tarde do dia 22 de outubro de 1957. O acidente se deu devido a má visibilidade e a manobras imprudentes do seu comandante que viria a falecer horas depois do sinistro.

Como o projeto prevê uma dragagem mais rasa do que a área onde encontra-se o naufrágio, as dragas deverão operar a uma distancia mínima de 150m do sítio.



Fontes:
Jornal Eletrônico Novo Milênio
Jornal A Tribuna 
Porto de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário