segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Naufrágio da Santa Edwiges

Mergulhadore sobre os destroços do "Naufrágio da Santa Ewirges"
Os verdes mares cearenses já foram temas para diversos escritores e poetas. No entanto a tonalidade marrom-esverdeada que muitas vezes se mantém próxima à costa do Ceará é característica de pouca visibilidade enquanto submersos. Para nossa sorte em alguns períodos do ano águas mais claras chegam a nosso litoral revelando mistérios a muitos anos escondidos.

No fim do século XIX e início do século XX a área onde foi construído o hotel Marina Park e o local onde hoje funciona a Indústria Naval do Ceará - INACE era conhecida como Poço da Draga. Fortaleza ainda não possuia instalações portuárias adequadas e este local funcionava como ancoradouro natural. Muitas embarcações de diversos tamanhos terminaram seus dias ali, incógnitas. 

E foi num desses naufrágios que uma equipe do Mar do Ceará mergulhou, uma embarcação a muito tempo esquecida que é trazida de volta para nossos livros de história. São estruturas de aço localizadas em frente a estátua da Santa Edwiges, ao lado do hotel. A dica veio de pescadores que há muito tempo conhecem bem o local e nos informaram da existência de "uns ferros" naquela área.

Mergulhadore entre as "pás" do hélice
A área dos destroços se estende por cerca de 30m de comprimento. A proa está voltada para praia em um ângulo aproximado de 60 graus para boreste. O tamanho do hélice parcialmente enterrado coincide com as estimativas de comprimento. A embarcação está completamente destruída mas algumas estruturas ainda puderam ser observadas apesar da precária visibilidade: cabeços de amarração que sempre são deixados pra trás e são uma boa forma de se orientar em um naufrágio, estruturas do leme, quilhas e cavernames. 

O único motivo do hélice não ter sido levado por saqueadores é que ele não foi feito de metais nobres ou seja, sem valor comercial. Parte do seu eixo também foi identificada, mas nada dos seus motores. As chapas que constituíam o casco parecem ter sido soldadas e não pregadas com rebites, o que nos dar uma pista quanto a sua idade.

Lancetas nos destroços do naufrágio
Existe uma grande possibilidade de tratar-se o pequeno vapor Rio Formoso, pertencente a Companhia Pernambucana de Navegação e que encalhou em uma praia nos arredores do "Porto do Ceará" em 1913.  

A vida marinha é tímida, pequenas lagostinhas, lancetas e outros pequenos peixes recifáis. 

É importante lembrarmos que todas as embarcações naufragadas guardam uma pequena parte do quebra cabeças da nossa história marítima e devem ser preservadas.

Ficha Técnica
Nome: Naufrágio da Santa Edwiges (nome real desconhecido)
Localização: Em frente a estátua da Santa Edwirgens, na Av. Leste-Oeste.
Data: desconhecida
Tamanho: aproximadamente 30m de comprimento
Estruturas localizadas: hélice, leme, quilha, cavernames cabeços de amarração da popa.
Profundidade: 1m - 4m
Visibilidade: 0m - 2m




Texto e fotos
Marcus Davis A Braga

3 comentários:

  1. Boa noite a todos(as)!
    Interessante sabermos desse naufrágio, que pela foto, está na praia. A propósito, alguém possui alguma informação sobre o navio que está naufragado na praia da Abreulândia? A âncora está exposta. Não dá para mergulhar por ser área de arrebentação da maré e dizem os pescadores, "os ferros" (naufrágio) são muito perigosos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo!

    Estive verificando "in loco" esta informação e procede: há realmente um naufrágio na abreulândia, provavelmente um encalhe. O mergulho no local é difícil, mas não impossível!
    Abraços,
    Marcus D.

    ResponderExcluir
  3. Sempre soube desde menino que neste local haviam vários destroços, mas nunca soube que era um navio. Sempre pesquei por ali desde criança e cheguei ainda a alcançar em cima do quebra-mar um trem tipo maria fumaça que transportava as mercadorias neste mesmo local ainda haviam os trilhos deste trem. Minha avô tinha uma casa um bar na rua principal do arraial moura Brasil.

    ResponderExcluir