terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Naufrágio Localizado e Identificado em Fortaleza: barcaça Rose naufragada em 1897

Estruturas de madeira do Rose. Note a ponta de um cravo de bronze no centro da estrutura à direita.

Um caçador subaquático afirmar ter localizado e identificado a barcaça de origem alemã Rose naufragada em 1897.

Os verdes mares bravios do Ceará escondem belezas e mistérios. A chamada costa "leste-oeste" era temida por navegadores da era do descobrimento. Seus ventos, seus habitantes e seus recifes submersos apresentavam hostilidades suficientes para serem evitadas. Séculos depois colonizada alguns desses perigos ainda são reais para esse trecho do litoral e muitas embarcações que naufragaram foram lembradas em seu momento para depois serem quase completamente esquecidas. Apenas quando nos aventuramos no mundo subaquático podemos ter uma verdadeira noção do que nossos mares escondem.

É o caso da barcaça Rose. Naufragada a mais de um século, seu registro ainda pode ser observado na relação de embarcações naufragadas da Marinha do Brasil. Mas o que eram apenas indicadores de um antigo sinistro veio a tona para mostrar que a historia de fato aconteceu. 

Segundo os registros uma barcaça de origem alemã de nome "Rose" naufragou no Recife Grande em Fortaleza no ano de 1897. Não existem dados sobre sua localização precisa, carga, tripulação ou motivo do sinistro. Apenas algumas poucas palavras mantinham este fato na historia cearense. Isso até março de 2010.

No início deste ano um conhecido caçador sub nos informou ter localizado um naufrágio. Ao mergulhar no local nos deparamos com uma grande âncora submersa a cerca de hum metro da superfície na maré baixa nos arredores do Recife Grande. Durante o mergulho localizamos outra âncora, alguns metros de corrente com grossos elos, estruturas que parecem ser o maquinário de suspender a âncora, cravos e pregos de bronze espalhados e incrustados nos corais. O relevo também se mostrava peculiar. As massas de corais tinham formatos semelhantes que pareciam com barris e se estendiam por uma grande área. Ao raspar um pouco de incrustação de um desses "barris" chegamos a uma massa cinzenta que confirmava não se tratar de material orgânico evidenciando estruturas feitas pelo homem.

Pronto, estava localizado o naufrágio, mas qual? Uma breve pesquisa apontou para algumas possibilidades mas paravam por aí. O naufrágio estava fadado ao anonimato quando meses depois fui informado que um objeto com formato de um sino havia sido encontrado por um pescador no local dos destroços. No início não tivemos muitas expectativas pois existe muito lixo naquela área. Mas após uma breve limpeza no objeto pelos feita pescadores soube tratar-se de um sino com um nome gravado em letras estilizadas: "Rose".

Estava identificado mais uma peça de um grande quebra cabeças. Mais estudos e pesquisas estão sendo realizados e esperamos com isso enriquecer ainda mais a Historia Naval Cearense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário