terça-feira, 29 de março de 2011

Dicas para Evitar o Enjôo no Mar

(Mergulhador Mareado)

Muitos são os que amam o mergulho mas nem todos gostam de estar em uma embarcação em alto mar. Isso por que alguns de nós são suscetíveis ao enjôo provocado pelo balanço dos barcos ao sabor das ondas. Segundo a doutora Shirley de Campos é um mal que acomete 4 a cada 5 pessoas, voce pode não enjoar facilmente mas seu dia irá chegar!


A sensação nauseante que sentimos é provocada por um desencontro de informações sensoriais: os olhos e os membros mandam sinais para o cérebro de objetos fixos posicionados perto do indivíduo indicando estabilidade e, por outro lado, o sistema vestibular (localizado no ouvido interno) manda estímulos de movimento. A inabilidade de nosso organismo de ajustar essas informações causa a famosa "mareação". Os sinais e sintomas são náusea e vômito (a palavra náusea é derivado do grego, "naus" que significa barco, navio), suor frio, palidez, dores na cabeça e tontura.

Mas não se preocupe essa mareação irá passar! Basta passar alguns dias embarcado que provavelmente seu organismo irá se acostumar, mas até lá é bom prevenir.

Antes de Embarcar
Descanse, durma cedo, evite bebidas alcoólicas e comidas gordurosas e de difícil digestão. Tomar essas precauções já é um bom começo. Embarcar de estômago vazio não é uma boa idéia  Quando seu organismo está em forma e descansado torna-se mais apto a aguentar o estresse. Voce também pode procurar um anti-histamínico vendido sem prescrição médica como o dramin ou o neodrin, mas lembre-se que muitos desses medicamentos possuem efeitos colaterais então se nunca fez uso deles não o faça antes de mergulhar, experimente antes em terra firme. No entanto esses medicamentos não são 100% eficazes e muitas pessoas ainda enjoam. Atualmente o 'Meclin' um anti-histamínico que promove menor grau de sonolência por agir diretamente no labirinto tem sido a droga escolhida por grandes companhia de cruzeiro marítimo. Seja qual for a sua escolha é uma boa idéia ler a bula e consultar um médico em casos mais graves.

No Barco
Uma vez embarcado procure o local mais estável normalmente da meia-nau a popa, mas evite o escapamento onde se concentra o cheiro de óleo diesel queimado. Também evite espaços fechados com cheiros fortes como o interior da cabine de comando ou o porão. Atividades que exijam esforço e concentração também funcionam como catalizadores para o enjôo. Evite comidas gordurosas mas não deixe de se alimentar, para isto biscoitos salgados e água irão manter seu corpo forte e hidratado. Se voce não se alimentar e hidratar irá ficar mais fraco e mais mareado. Procure se distrair, bater um papo a bordo é uma ótima oportunidade para trocar experiência. Outra dica para se distrair é tentar reconhecer pontos fixos na costa ou procurar embarcações na linha do horizonte.

Não Deixe de Mergulhar
Se voce está mareado seu lugar é na água. Assim que entramos há uma sensação de conforto quase imediata. No fundo é ainda melhor pois na grande maioria dos casos o enjôo passa completamente então não deixe de mergulhar. Se isso ainda não o convenceu lembre-se que se voce não cair na água todo esse sofrimento terá sido em vão!

Curiosidade 
Tapar um dos olhos pode ser útil. Alguns piratas usavam tapa-olhos nao por falta deste mas para evitar o enjôo.




Fontes 

Um comentário:

  1. Eu, como excelente e experiente mareadora, sigo todas as regras: nao bebo, como bem na noite anterior, me hidrato e ainda mareio. O que me salva eh mesmo o Dramamine em dias de 5 pes. Porem, como foi dito, tem gente que nao se da bem com remedio. Outra opcao: Gengibre! Mastigar gengibre no barco ou tomar capsulas antes de ir. Uma opcao super natural. Sempre levo comigo um pedaco pros alunos que acham que nao vao marear :). Agora, o melhor mesmo, eh entrar na agua... Eita que alivio que da!

    ResponderExcluir