domingo, 11 de agosto de 2013

Mergulho Recreacional, Técnico ou Profissional?

Vai mergulhar?

Mergulho Autônomo Recreacional
O termo "recreacional" significa "por diversão", que é obviamente o propósito do mergulhador recreacional. Contudo, quando você ouve a respeito de "mergulho recreacional", o que geralmente está se fazendo referencia é sobre um conjunto de definido de limites, treinamento e equipamentos. Um instrutor de mergulho ensinando a você o mergulho autônomo recreacional é um profissional em sua profissão [de ensinar], mas nós ainda podemos chamar isto de "mergulho recreacional".

Mergulho recreacional é portanto definido como um mergulho até os 40m (130 pés), dentro dos limites não descompressivos de tabelas ou computadores de mergulho reconhecidos. Ao mergulhar em um ambiente com teto, a distância total até a superfície não deve exceder 40m/130 pés e a luz proveniente da superfície deve estar sempre visível. Para participar do mergulho recreacional sem supervisão profissional direta você deve possuir uma certificação de nível de entrada (um curso básico de mergulho autônomo) como o Open Water Diver PADI. O mergulho recreacional engloba uma variedade de atividades, tais como fotografia subaquática, identificação de espécies, etc...


Mergulho Técnico
São os mergulhos que vão além dos limites recreativos. Os mergulhos possuem um planejamento mais detalhado, requerendo mais habilidades, técnicas, conhecimentos e experiência do mergulhador. O mergulhador técnico utiliza equipamentos de alta performance e segue procedimentos especiais de acordo com a atividade a ser realizada. Um mergulho técnico possui pelo menos uma das características abaixo:

  • Abaixo dos 30m de profundidade
  • Com paradas descompressivas
  • Uso de misturas gasosas diferentes do ar
  • Penetração em Naufrágios
  • Mergulho em Caverna
  • Entre outros...

Mergulho Profissional ou Comercial
O mergulho comercial consiste em serviços realizados em ambientes de forma líquida, não necessariamente água. Podendo ser trabalhos em ambientes confinados, dentro de tubulações ou galerias, ou ambientes abertos, onde o mergulhador tem saída direta à superfície.
Na maioria dos serviços é utilizado o sistema dependente, onde o mergulhador recebe ar vindo da superfície através de um umbilical conectado por um mosquetão em um harness vestido pelo mergulhador, podendo assim, ser auxiliado diretamente pela superfície. Além do sistema dependente, na maioria dos casos, mergulhadores utilizam uma fonte reserva de ar, o conhecido 
SCUBA (Self Contained Underwater Breathing Apparatus). Ambas fontes de ar são conectadas a 
máscara full face, que permite ao mergulhador trabalhar de forma mais segura, mantendo contato com a superfície via rádio.

No mergulho comercial são feitos os mais diversos serviços que se possa imaginar, como por exemplo: construção de pontes, ampliação de portos, manutenção de navios, inspeção de obras de engenharia em geral, limpeza e desobstrução de comportas, busca e recuperação de objetos perdidos, manutenção e inspeção de usinas hidrelétricas, filmagem e fotografia subaquática, identificação e coleta de seres aquáticos, e mais uma infinidade de serviços. Todos os serviços citados acima são característicos de mergulho inshore, ou seja, trabalhos realizados em terra ou até certa distância no mar.

Quando nos referimos a serviços realizados em plataformas de petróleo, estamos falando de mergulho offshore. Em sua maioria os trabalhos offshore são de manutenção de plataforma, reparo em dutos flexíveis, entre muitos outros.

Os trabalhos realizados até 50 metros de profundidade são feitos pelo mergulhador profissional raso. Quando ultrapassamos o limite dos 50 metros, entra em ação o mergulhador profissional profundo, que se limita a trabalhar até a profundidade de 320 metros. Se o serviço necessita de um longo tempo de fundo, os mergulhadores são submetidos à saturação, isto quer dizer que ficarão trabalhando por vários dias sob condições hiperbáricas. Assim que os mergulhadores terminam seu turno de serviço entram em um sino de mergulho e são levados a câmara hiperbárica, sempre submetidos a mesma pressão, até completar seu ciclo de trabalho. Em alguns casos os mergulhadores demoram até uma semana somente para fazer a descompressão, devido ao tempo e profundidade que seus corpos precisaram suportar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário