terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Instrutor do Mar do Ceará faz Especialização na Alemanha


Mergulhadores saindo da água, temperatura: 7 graus.
Depois de uma temporada na escola de mergulho profissional (Divers University) em Santos embarquei para o gelo dos alpes germânicos! Como um mergulhador que se preze nunca está de férias, aproveitei uma viagem para Alemanha para fazer um especialização impossível de ser realizada nas mornas águas nordestinas: Mergulho com Roupa Seca. 

Também conhecida pelo nome em inglês Dry Suit, este tipo de equipamento foi idealizado para mergulho em águas extremamente frias possibilitando mergulho em temperaturas abaixo de zero. Outra indicação para o uso de roupa seca é em ambientes contaminados uma vez que a roupa pode isolar completamente o corpo do mergulhador do ambiente ao qual ele se encontra. Fato curioso é que a roupa seca pode ser confeccionada sem isolamento térmico, ou seja sem neoprene, evitando a "exastão térmica" em águas mornas.

Usando uma roupa seca a flutuabilidade do mergulhador é completamente alterada uma vez que todo o seu corpo esta envolto por ar que pode ser colocado ou retirado de dentro da roupa. A necessidade de lastro também é bem maior. Quanto mais lastro você usar, mais ar voce poderá colocar dentro da roupa aumentando assim o seu isolamento térmico. Sua flutuabilidade passa a ser completamente controlada através da roupa e não pelo colete equilibrador, podendo este ser usado como unidade completar de flutuabilidade. Qualquer variação de profundidade deve ser realizada com cuidado visto que o ar pode expandir-se muito rápido dentro da roupa causando uma subida descontrolada do mergulhador.


Alguns procedimentos devem ser aprendidos durante o curso como controlar um regulador em débito contínuo que pode provocar o congelamento do mecanismo interno do regulador e praticar o rolamento, caso o mergulhador fique de cabeça para baixo (nesse caso o ar irá para as pernas causando uma subida descontrolada se a situação não for revertida rapidamente).
Os mergulhadores: o pingüim, o leão marinho e o urso polar! :)

Um comentário:

  1. Viva Marquinho, dá noticias macho, Grande abraço do amigo Berg.

    ResponderExcluir