segunda-feira, 2 de junho de 2014

Recifes Artificiais Ilegais são Localizados no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio

Marambáia (nome dado por pescadores a recifes artificiais feitos por eles mesmos)
feita com tambores de aço localizada no Cabeço do Arrastado


Apesar da baixa qualidade das imagens o que podemos observar é uma estrutura composta por dois tambores de aço achatados e amarrados a fim de formar uma espécie de abrigo para lagostas. A ideia é que ao posicionar esta estrutura em uma localização conhecida apenas pelo seu "proprietário" somente ele terá acesso às lagostas que povoam este recife artificial de pequeno porte. Cada pescador possui as suas marambáias, dezenas e às vezes centenas espalhados em locais marcados através de GPS.

Marambáia já está parcialmente povoada
O perigo é que estas estruturas são consideradas responsáveis por contaminar as lagostas com resíduos das substâncias químicas que eles antes continham e sua utilização é proibida pelo risco de contaminação do pescado e, consequentemente, do consumidor final. Isso fez com que o preço da lagosta brasileira caísse no mercado internacional.

É comum encontrarmos estas estruturas em todo o litoral cearense como relatado aqui em 2011. O que impressiona agora é a audácia de localizarmos essas marambáias dentro dos limites de uma suposta Unidade de Conversação.

Embarcação de Peixes Ornamentais
Pescando no Parque Marinho
A estrutura encontrada está dentro dos limites do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, no ponto conhecido pelo nome "Cabeço do Arrastado" que é visitado por diversos mergulhadores recreacionais da região. O fato de terem posicionado esta estrutura tão próximo de um local que é visitado frequentemente por mergulhadores recreativos mostra que esses pescadores ilegais não possuem nenhum medo de uma possível fiscalização. Isso também é exemplificado pelo fato de ser comum encontrarmos embarcações realizando pesca de peixes ornamentais ou mesmo mergulhadores com compressor pescando lagostas à luz do dia de um sábado ou domingo.


O descaso com "uma das Unidades de Conservação agraciadas com a "verba da copa" é evidente. Em 2010 roubaram um avião do fundo do mar de dentro do mesmo Parque, fato que também foi denunciado aqui. Os nosso mares não tem lei... mas isso é apenas um reflexo da situação atual do país em que vivemos.


Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário