quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O Curso de Socorrista de Emergência EFR

Por Paula Christiny

Sabemos que mergulhar não é simplesmente acordar um dia e cair dentro d’água. Praticar essa atividade requer treinamento para conseguir realizar as técnicas necessárias e boa saúde para aguentar esforço físico e mental exigidos. No mergulho, como em outras atividades, é necessário ter um bom condicionamento físico, cardiovascular e cardiorrespiratório.

Muitas pessoas não recebem a capacitação adequada e ou não possuem um organismo preparado para a realização de alguns exercícios e acabam passando por problemas ou até mesmo lesionando-se seriamente. Mergulhadores por diversos motivos sofrem acidentes por falta de preparo.

Como parte da minha formação como mergulhadora, tive a oportunidade de concluir o curso Emergency First Response (EFR) PADI  no Mar do Ceará. O curso busca preparar seus participantes de um modo que eles dominem procedimentos e ordem de prioridade de cuidados realizados durante emergências médicas.

O mergulho é uma prática de risco; existem bons motivos para que, mesmo que não haja paramédicos no local, exista alguém que saiba prestar os primeiros socorros, para que no caso de emergência possa agir e ajudar salvar uma vida.

Os Primeiros Socorros são procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa com risco de morte, procurando manter os sinais vitais, bem como, impedir o agravamento do quadro até que a vítima receba assistência adequada. Lembrando que tais medidas não substituem profissionais médicos. Portanto, a prestação de primeiros socorros não exclui o socorro especializado, sendo de fundamental necessidade e importância o atendimento clínico o mais breve possível.

Durante o curso desenvolvemos habilidades tanto de Assistência Primaria (RCP) quanto de secundária (Primeiros Socorros). Nas aulas é criado um ambiente onde se combinam teoria e prática. São realizadas simulações que reduzem a ansiedade e tensão em um momento de estresse de modo que, os participantes se sintam seguros e confiantes para agir quando solicitados.

Na primeira parte do curso é visto o Emergency First Response Care (Primeiros Socorros de Emergência). Nele são abordados temas como administração de Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP), uso do DEA (Desfibrilador automático externo) e medidas que devem ser tomadas no auxilio a pessoas correndo risco de morte e cuidados que devem ser tomados para a proteção do socorrista e do paciente. Na segunda, conhecemos o Emergency Response Second Care (Primeiros Socorros) que trata de lesões e enfermidades que não oferecem risco imediato de morte como queimaduras, fraturas e ferimentos. Todas as técnicas abordadas são fixadas por meio de simulação. Os momentos vivenciados no treinamento nos faz lembrar do que aprendemos.

O curso corre de maneira leve e quase não é possível ver o tempo passar. Até parece um encontro de amigos que você conheceu naquele momento. Mesmo que o assunto seja tratado com a maior seriedade possível, ainda é divertido participar.

Adicionar legenda
Um dos melhores atrativos do curso é o instrutor Victor Emanuel, especificadamente sua experiência de vida. Todos os tipos de emergências médicas já aconteceram com ele ou algum conhecido seu, posso afirmar que ele é um sobrevivente. Tudo teria sido menos proveitoso sem os relatos de quando se queimou com águas-vivas, se cortou numa âncora e outros casos. ''Falou em enfermidade ou lesão, procure o Vitão, o cara que viveu para contar''.

Entre os principais temas abordados durante o curso destacam-se: percepção sobre a dimensão e gravidade do acontecimento, a importância de solicitar auxílio de outra pessoa mais próxima e capacitada; comunicar entidades públicas competentes como o SAMU / 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros / 193 e, se for o caso, a Polícia / 190. Ainda transmitir tranquilidade e confiança aos envolvidos em estado consciente e também a importância de habilidades como improviso e agilidade nas ações empregadas e aos conhecimentos básicos de primeiros socorros.
Adicionar legenda

A todo o momento são lembrados aspectos fundamentais como na ocasião da emergência, como devemos estar prontos para iniciar o auxílio, preferencialmente instantes depois do ocorrido, mantendo a calma para agindo sem pânico, procedendo de forma rápida, precisa e com precaução, atento a condições que não coloquem em risco a sua vida e da vítima.

No fim do curso, temos a certeza de que mesmo que numa situação de emergência sejamos dominados pelo medo e pela insegurança, o treinamento que, por muitas vezes foi exigente, lhe deixará amparado e seguro sobre as medidas necessárias para agir. Basta lembrar que você foi treinado e que está apto a fazer aquilo.

Um dos momentos mais enriquecedores foi o depoimento da Lídia, uma das colaboradoras da Escola. Ela prestou socorro a uma moça que sofreu um acidente em uma motocicleta. Com a sua fala entendemos como funciona uma situação real, o nervosismo, a tensão do momento onde, diante do apelo da família, mesmo diante do esgotamento físico e mental não desiste de salvar uma vida.

Como participei do curso não pude deixar de sentir a influencia do mesmo em minha vida. É impossível não pensar em prestar assistência como um ato de amor ao próximo. Durante o curso se aprende sobre solidariedade, humanidade e respeito à vida. Aquela pessoa que você ajuda poderia ser um parente ou amigo seu; saber que posso salvar uma vida é recompensador. Na conclusão, dá uma sensação que depois daquilo você se torna uma pessoa melhor.

Livro:
Primary And Secondary Care - Emergency First Response

Sites:
http://www.brasilescola.com/saude/primeiros-socorros.htm
http://www.padibr.com.br/NW/emergency.aspx
http://www.emergencyfirstresponse.com
http://www.padi.com/scuba-diving/padi-courses/course-catalog/emergency-first-response/

Imagens:

https://www.emergencyfirstresponse.com/spanish/html/aboutefr.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário