sábado, 2 de janeiro de 2016

O Boeing e o pescador de Araras: Um Avião em Açude do Interior do Ceará?

Um avião T-25 da FAB caiu no Açude de Pentecostes em 1980.
Nos últimos dias bastante se falou sobre o possível avião que estaria submerso no fundo do açude Paulo Sarasate, conhecido popularmente como Araras, no interior do Estado do Ceará. Nada encontramos sobre este acontecimento em nossos arquivos. No entanto aviões caíram em lagoas no interior e na capital em um passado recente.
O bimotor da Lagoa da Parangaba foi 
retirado do fundo no dia seguinte.

No início da noite de 26 de julho de 1989 o avião particular bimotor de prefixo PT-KYQ sofreu uma pane e seus motores param de funcionar subitamente. O piloto José Heitor Bacellar manobrou com habilidade o avião até decidir pelo pouso forçado na Lagoa da Parangaba, zona sul de Fortaleza. Nenhum tripulante ficou ferido e logo foram resgatados pelo corpo de Bombeiros. Mas os mergulhadores não devem se animar muito: o avião logo foi retirado do fundo da lagoa.

Outro sinistro aconteceu no começo da tarde de 29 de agosto de 1980 quando um avião de treinamento T-25 da Força Aérea Brasileira fez um pouso forçado no Açude Pereira de Miranda em Pentecostes. No acidente um dos pilotos, o tenente aviador mineiro Clodoaldo Matias de Oliveira foi arremessado para fora do avião e resgatado por pescadores. O outro aviador, o tenente gaúcho identificado apenas como Rolim perdeu a vida no acidente e seu corpo não havia sido encontrado até o segundo dia de buscas.
O bimotor sofreu danos
no impacto.

Os jornais nada noticiaram sobre sua remoção para perícia, mas o T-25 da FAB deve ter sido retirado do fundo e o mesmo com certeza aconteceu com o avião da Lagoa da Parangaba. É o procedimento padrão nesses casos: se a aeronave puder ser facilmente resgatada assim o fazem para facilitar as investigações sobre o motivo do acidente.

Temos três contras para a teoria do pescador de Araras. O primeiro é que se o avião fosse fruto de um acidente conhecido algum registro do mesmo teria na mídia ou pelas autoridades que investigam acidentes aéreos. Outro contra é que se houver possibilidade de resgate a aeronave sinistrada será resgatada para perícia. O terceiro contra é que dificilmente o acidente aéreo passaria despercebido pelos moradores da localidade visto que vestígios da aeronave e das vítimas provavelmente boiariam.

A hipótese a favor do ex-pescador de Araras é que seja uma aeronave de pequeno porte e desconhecida dos registros oficiais, como os aviões utilizados por traficantes para o transporte de sua mercadoria. Mas um Boeing? Dificilmente uma aeronave desse porte passaria despercebida mesmo no fundo do açude Araras.

Portanto é possível que tenha um avião no fundo do açude Araras? Sim. Mas é Provável? Creio que não. Mas com o ritmo em que a seca avança em breve saberemos.

Fontes:
Jornal Opovo
Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário