segunda-feira, 8 de junho de 2015

Como mergulhar em Fortaleza? Curso de Mergulho Básico: Perguntas e Respostas

Como faço para mergulhar em Fortaleza?
Para participar dos passeios de mergulho (saídas) organizados pelo Mar do Ceará é preciso fazer um curso básico de mergulho autônomo oferecido nas várias escolas de mergulho existentes no Brasil. O curso deve ser reconhecido por alguma certificadora internacional (PADI, SSI, CMAS, NAUI) e o aluno deve receber e portar uma carteira de identificação.

O que é uma certificadora de mergulho?
São organizações, associações ou empresas que desenvolvem programas e metodologias de treinamento para a prática mergulho. As maiores certificadoras participam de um conselho mundial de auto-regulamentação chamado WRSTC.

Estou na cidade de passagem e queria só fazer um mergulho de "batismo" (sem curso)...
Temos alguns opções para quem nunca fez curso e quer fazer um mergulho seguro acompanhado de um instrutor. Você pode fazer o mergulho a partir da praia, na lagoa de Itarema ou embarcado (apenas de março a maio).
No batismo de praia você fará uma aula teórica e uma aula de piscina antes de se aventurar em mergulho acompanhado de um instrutor na Praia do Aterrinho. Atingirá uma profundidade máxima de 8m e poderá ver peixes e lagostas.

No batismo na Lagoa de Itarema oferecemos transporte até a Lagoa (a 230km de Fortaleza) e lá faremos uma aula teórica, uma aula prática em águas abrigadas e um mergulho na lagoa com uma incrível visibilidade. A flora aquática é o que nos fascina aqui, "paredões" de algas tornam a paisagem surreal.

O batismo embarcado está disponível de março a maio quando os mares cearenses são calmos para a navegação. Uma aula teórica e uma aula na piscina são necessários antes de nos aventurarmos mar adentro para um mergulho acompanhando de um instrutor em recifes de coral ou naufrágio.

Sou mergulhador certificado, estou na cidade e quero mergulhar, como faço?
Você precisa verificar em nosso calendário se temos saídas agendadas para o período em que está (ou estará) na cidade. ou agendar um mergulho na Lagoa de Itarema. Se tivermos, entre em contato e efetue uma reserva através de depósito ou transferência bancária. Operamos com um mínimo de 5 mergulhadores. Também é possível fazermos saídas personalizadas com menos mergulhadores e mais mergulhos. Para saídas personalizadas entre em contato.

Onde são os melhores mergulhos?
Os melhores pontos estão onde está a melhor água. Existem recifes próximos da praia de todo o Estado mas a visibilidade pobre durante a maior parte do ano não facilita o mergulho. A 18km do Porto do Mucuripe em Fortaleza existe um Parque Estadual Marinho: um grande recife completamente submerso (não tem ilhas no local e a menor profundidade é 15m) com locais que parecem verdadeiros aquários. O local se chamada Pedra da Risca de Meio e lá existem cerca de 10 pontos catalogados onde a concentração de vida marinha é fantástica: cardumes diversos, peixes recifais, tartarugas, arraias, tubarões-lixa, lagostas, etc.

Não existem pontos mais perto?
Sim, mas a visibilidade mantém em torno de 3m na maior parte do ano. Mesmo assim o litoral cearense afunda rapidamente até cerca de vinte metros. A 5km do Porto do Mucuripe existe o Naufrágio do Titanzinho que está a 20m mas a água lá nem sempre é boa com visibilidade média de cerca de 4m devido à proximidade da costa.

Qual a melhor época para mergulhar em Fortaleza?
Os melhores meses definitivamente são março, abril, maio e junho. Neste período os ventos cessam e o mar fica tranquilo e propício à navegação. Agosto, setembro e outubro são os piores meses e durante essa época normalmente entramos em recesso. Isto porque os fortes ventos tornam o mar agitado e navegação difícil. Apesar disso em agosto normalmente a água é muito limpa. Dezembro, janeiro e fevereiro são meses incertos em que pode ventar muito mas a água pode limpar ocasionalmente.

Quanto tempo dura o curso?

Com uma carga horária média de 24 horas o curso básico pode ser feito em até quatro dias, mas as turmas convencionais oferecidas são realizadas em 8 ou 9 dias, com aulas a noite e mergulhos aos fins de semana.

Como são os mergulhos do curso?
Nas turmas convencionais são feitos quatro mergulhos a partir da praia a uma profundidade máxima de 10m com duração de 20 a 25 minutos cada.

E após o curso?
Após o curso básico é consenso entre as certificadoras que o mergulhador não exerça a atividade sozinho e não ultrapasse 18m de profundidade quando mergulhando sem a supervisão de um instrutor ou divemaster.

Após o curso posso participar das saídas organizadas por vocês?
Sim. As saídas, expedições e viagens são organizadas de acordo com o nível de treinamento exigido. A maioria são para mergulhadores nível básico, outras são apenas para mergulhadores que tenham feito o curso avançado além do básico.

Quanto custa um curso de mergulho?
Em janeiro de 2015 um curso básico pode custar até dois mil e quinhentos reais quando feito em Fernando de Noronha. Nas principais capitais brasileiras o Open Water Diver PADI varia entre oitocentos e mil e quinhentos reais.

Por que preciso fazer o curso para mergulhar no Ceará?
Ao longo do litoral do Ceará existem diversos recifes e naufrágios excelentes para a prática de mergulho. No entanto próximo da costa água que é verde não possui uma boa visibilidade durante a maior parte do ano. Portanto é necessário navegar mar adentro por até 10km onde o mar é azul e a visibilidade média anual é de 15 a 20m (considerada excelente para mergulho). Essa distancia e o tempo de navegação exigem um certo treinamento dos praticantes.

No curso não tem mergulho embarcado?
Depende da opção de curso que escolher. Mas devido à distância relativa dos pontos e as condições do mar na maior parte do ano é melhor para os alunos que tenham todo o treinamento antes de enfrentar a navegação para os melhores pontos. Anos de experiência nos mostraram que algumas pessoas podem sofrer enjoo quando estão embarcadas ficando incapacitadas de realizar etapas cruciais do treinamento. 

O mergulho embarcado é seguro?
Sim. Quando os participantes tem o treinamento adequado a atividade é segura e vale a pena. Planejamos cada detalhes das nossas operações em mar aberto de acordo com condições do mar, vento, lua, maré, etc. Se não for seguro abortamos a operação.





26 comentários:

  1. Gostaria de saber quando terá abertura de novas turmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario!
      Teremos novas turmas a partir de novembro deste ano! Da uma checada no nosso calendário!
      Abs

      Excluir
  2. Olá!

    Tenho 16 anos e pretendo fazer o curso de mergulho em dezembro (férias escolares). Gostaria de saber se o Padi Básico é pré-requisito para o Avançado.
    Grata!
    Iara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iara!
      O Básico (Open Water Diver) é pré requisito para o avançado sim! Vamos passo a passo!

      Ats,
      Marcus D

      Excluir
  3. Boa noite cara, sou argentino e tenho feito curso de mergulho em argentina (puerto madryn) por padi, o mais básico. Posso fazer mergulho ou tenho que fazer de novo curso em Ceará? Obrigado, tenho fecha de viajem para dezembro. Abraço obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel!
      Seu curso PADI deve ser suficiente para mergulhar conosco. Nossas saídas são classificadas pelo nível de treinamento necessário para a sua participação! Confira e reserve!
      Ats,

      Excluir
  4. Gostaria de saber da agenda de Dezembro. Vcs terão algum naufrágio para os dias 27, 28, 29 de Dezembro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Moises,
      Em breve atualizaremos o calendário com uma programação completa até junho de 2017! Fica ligado!
      Abs,

      Excluir
    2. Olá Marcus! Tenho certificado nível básico poucos mergulhos total de 12. Estarei indo para Fortaleza dia 23 gostaria de saber se na saída 24/12 Embarcada em Fortaleza posso ser incluído, vendo eu que esta aberto para Avançado.Se puder quantos mergulhos serão e o valor, att Obrigado.

      Excluir
    3. Infelizmente não Moises! Esta saída é para mergulhadores que possuem treinamento adicional devido às condições de mar nessa época.

      Excluir
  5. por favor Marcus quanto custa um curso de mergulho basico e qual a duração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo!
      Em nosso tarifário constam os valores, duração e condições!
      Segue o link
      https://mardoceara.blogspot.com.br/p/cursos.html
      Abs,

      Excluir
  6. Olá...
    Fiz um curso em 1998 pelo Projeto Netuno. Fiz vários mergulhos, mas não tenho a carteira.
    O que devo fazer pra voltar a mergulhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise, você precisa fazer uma reciclagem completa. Aulas teóricas, piscina e mergulhos!
      Basta agendarmos!

      Excluir
  7. Olá,
    Vocês não tem cursos para pesca subaquática, e se eu fizer o curso básico serve para esse tipo de mergulho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não trabalhamos com pesca sub, nem ministramos cursos para tal. No curso básico de mergulho autônomo apresentamos técnicas para mergulho livre que podem ser úteis na caça sub!

      Excluir
  8. Boa tarde. Sou mergulhador certificado nível avançado e nitrox, NAUI. Pretendo passar uma semana em Fortaleza, ainda em maio. Gostaria de saber se há muitas saídas para este período, se tem noturno previsto pra esse período e, também, quanto vocês cobram pelos cursos de resgate e primeiros socorros. Meu fone é 61 99986 5997 (whatsapp). Abraços, divers!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, estaremos no Beach Park de 6/09 a 10/09, eu, meu marido e meu filho de 13 anos gostaríamos de mergulhar com cilindro, não temos curso, mas já mergulhamos em Maragogi e adoramos. Gostaríamos de saber da disponibilidade.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, gostaria de saber como faço para entrar em curso de mergulho básico, tenho 53 anos e sou iniciante, quais as datas disponíveis e valores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ulysses!
      Temos uma turma agora dia 16/10. Outras datas estão disponíveis em nosso calendário!

      Excluir
  11. Gostaria de mergulhar em Fortaleza ou em Itarema/Ceará!Sou alemao e estarei no Brasil/Ceará fazendo ferias com a minha Familia e porisso gostaria de fazer um Mergulho! Pois já faco aqui na Alemanha e já tenho atestado medico e carteira internacional de mergulhador.Entao poderia me dizer o preco do mergulho???Sim estarei no periodo de 22/01 ate 18/02/2018. Atenciosamente Obrigado e espero resposta!?!! Peter Bergmann

    ResponderExcluir
  12. Não teve mais comentários aqui, o curso ainda existe? gostaria de fazer com minha esposa

    ResponderExcluir
  13. Olá! Estamos funcionando! Entre em contato por fone ou wsp no 85 997646553 ou pelo e-mail mardoceara@gmail.com !

    ResponderExcluir
  14. Boa noite quero saber quanto custa o curso de mergulho...aguardo resposta

    ResponderExcluir
  15. Qual o preço médio que se cobra em um curso de mergulho profissional?

    ResponderExcluir
  16. Qual o preço médio que se cobra em um curso de mergulho profissional?

    ResponderExcluir